; ; ABC GYM: IMB - Como Calcular o seu Índice de Metabolismo Basal

25 maio, 2012

IMB - Como Calcular o seu Índice de Metabolismo Basal

O Índice de Metabolismo Basal (IMB) é quantidade calórica diária necessária para um adulto manter as funções básicas do seu organismo.



Em 1919, Os Drs. James Arthur Harris and Francis Gano Benedict apresentaram um método para o cálculo do IMB, conhecido como a equação de Harris-Benedict. Posteriormente, surgiram outros métodos matemáticos como as equações de: Mifflin-St Jeor, Owen e WHO/FAO/UNU. Estas equações consideram em seus cálculos, os componentes de um indivíduo: peso em quilograma, sexo, idade em anos e altura em centímetro, exceto esta última que usa o metro, como medida da altura.



Estas equações representam uma maneira fácil e de uso geral para o cálculo do IMB. Os resultados das equações são obtidos utilizando-se a Caloria como unidade de medida, na verdade Quilocaloria (Kcal), um múltiplo que corresponde a mil calorias, nas ciências físicas.



Caloria (Kcal) é a quantidade de energia necessária para elevar em um grau Celsius, a temperatura de um Quilograma de água sob determinadas condições de temperatura e pressão.



O valor energético dos alimentos é medido em Kcal, mas é normalmente referenciado como Calorias.


A necessidade calórica de um indivíduo, em um dia varia de acordo com as atividades físicas. Ou seja, quanto maior ou menor o esforço físico maior ou menor será a necessidade de calorias.

Os alimentos são fontes de calorias. Cada alimento possui uma determinada quantidade de calorias. A ingesta de alimentos com calorias acima das necessidades do individuo, faz com que o corpo armazene o excesso, em forma de gordura. 

O excesso de peso corporal motivado por acúmulo de gordura, em seus diversos níveis tem sido apontado como fator de risco para doenças coronarianas, diabetes, hipertensão etc.

Existem outras maneiras mais complexas e mais acuradas para calcular o IMB como a baseada no consumo de oxigênio e a eliminação de gás carbônico pela respiração.

Para esta calculadora, foi empregada a formula de Mifflin-St Jeor por se apresentar em diversos relatos como a de maior acuracidade.

Use o ponto para separar casas decimais. Ex. 25.152,47 digite 25152.47 .
Digite os dados: peso em Quilogramas, altura em centímetros, idade e sexo. 
Os resultados serão exibidos automaticamente após um click em "Calcular".




Índice de Metabolismo Basal - IMB
DescriçãoDados
 Peso (kg) :     
 Altura  (cm) :
 Idade  (anos) :
 Sexo
 Atividade física
 Indice de Metabolismo Basal (IMB)Resultado:    
 Calorias necessárias para o nível de atividade físicaResultado:    








   RSS FEED
Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou subscreva o ABC GYM por Email!



2 comentários:

  1. Essa calculadora não funciona, brother! Já tentei 3 vezes!!

    ResponderExcluir
  2. Eu também tentei e não dá certo. Não calcula nada.

    ResponderExcluir